Simulação de financiamento de veículos ajuda o comprador a saber se o valor cobrado é justo.

Simulação Financiamento de Veículos

O financiamento de veículos é uma alternativa para quem deseja adquirir um carro a partir de parcelas pagas durante meses após a aquisição do produto. A duração do pagamento varia de acordo com o veículo e com as condições presentes no contrato determinado pela concessionária ou agência bancária responsável pelo serviço.

A procura por um financiamento ocorre justamente para facilitar o pagamento do automóvel, seja ele novo, usado, importado, nacional, para passeio ou para atividades profissionais. Através do simulador de financiamento, é possível descobrir os valores de financiamentos, tanto antes de começar a pagar quanto durante a operação, caso você esteja desconfiado de que a financeira cobra um valor exagerado.

Como ainda não existe uma lei que proíbe a inclusão de juros no saldo devedor no momento da quitação, muitas financeiras cobram valores acima do saldo devedor real, o que implica em todas as parcelas não pagas para o valor presente. Além disso, inúmeras concessionárias e instituições bancárias deixam de isentar completamente os juros futuros e ainda afirmam que estão dando desconto nas taxas de juros.

Simulação Financiamento de Veículos

Caso você não concorde com o valor da liquidação antecipada do financiamento do seu veículo, entre em contato com um profissional do PROCON, instituição que defende os direitos do consumidor. Mas antes de acionar o PROCON, é importante que você cheque os valores através da simulação de financiamento de veículos.

A tabela PRICE é um método usado para quem precisa simular financiamento de veículos. Basta inserir os dados e calcular os valores para descobrir se sua financeira está atuando com abusos. Você deve colocar o valor a financiar na tabela, além de informações como o valor da entrada, o número de prestações (por exemplo, 24x), a quantidade de parcelas que já foram pagas e a taxa mensal de juros.

Se você não sabe exatamente o que esses termos significam, é só conferir abaixo:

1. Valor a Financiar

Esse é o valor à vista (total) do bem financiado. No caso de empréstimo, corresponde ao valor solicitado.

2. Prestação

A prestação é a soma dos juros mensais com a amortização de parte do saldo devedor.

3. Valor da Entrada

Esse valor é a quantidade de dinheiro que você pretende pagar na primeira parcela. Lembre-se de que quanto maior a entrada, menos você terá que desembolsar nas parcelas futuras.

4. Taxa de Juros

Essa taxa equivale ao custo do valor financiado. Por exemplo: 1,5% a.m. (ao mês).

5. Número de Prestações

Diz respeito a quanto tempo será necessário para você pagar o seu veículo. Geralmente, o número é representado em meses.

Para calcular o valor do financiamento, faça a simulação de financiamento de carros pela tabela PRICE, que pode ser encontrada facilmente na internet. Os dados preenchidos na tabela se aplicam a financiamentos CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ou Leasing.

Após usar a tabela para simular financiamento de veículos, negocie com a empresa financeira para aproximar o máximo possível do resultado obtido pelo cálculo da tabela. Você pode entrar em contato através de FAX ou de e-mail. Coloque a sua proposta para a financeira na mensagem eletrônica, contendo os dados da tabela e mostrando que o saldo devedor é menor que o cobrado efetivamente.

Você pode quitar seu financiamento depois de esgotar as negociações. Não deixe de tentar abaixar o valor, mesmo que, no final, você não alcance o resultado esperado. Além disso, tenha com você uma cópia do contrato do financiamento. Se a financiadora se recusar a aplicar um valor justo, vá até o PROCON com a cópia do contrato e com os cálculos feitos pelo simulador de financiamento.

Se o PROCON ganhar a causa, há a possibilidade de você ser reembolsado pela instituição financeira depois de alguns meses. Lute por seus direitos, afinal, as empresas têm o dever de oferecer um serviço adequado e justo.

Escolha a financiadora com cautela, pesquisando bastante antes de tomar a decisão. Compare as ofertas de diferentes instituições para que você não se arrependa depois por ter optado por uma empresa sem boas credenciais. Assim como qualquer serviço, o financiamento de veículos precisa ser feito com o máximo de cuidado, pois qualquer alteração no valor pode ser prejudicial a você, afetando diretamente o seu quadro orçamentário.

Financiamento de Veículos

Este site tem caráter meramente informativo, suas informações foram retiradas dos sites dos bancos e financeiras. Não possuimos qualquer relação com nenhum banco ou financeira, nosso site é de utilidade pública.